terça-feira, 23 de novembro de 2010

Etapas para a elaboração de um projeto cultural


O ponto de partida para elaborar um projeto  cultural é a identificação de uma demanda ou oportunidade. A partir delas é que se estrutura o plano de ação. Esse processo pode ser facilitado e obter maior sucesso se for dividido em etapas. Cada etapa deve responder a questões específicas.
Abaixo segue um roteiro que pode ajudá-lo na elaboração de um projeto, com exemplos voltados à democratização cultural.


1. Título
Todo projeto deve ter um título que seja capaz de dar uma idéia concisa e clara da sua proposta. Um bom título orienta a construção do projeto. Porém, ele pode ser atualizado quando o projeto for concluído para que incorpore as mudanças
e aprimoramentos que possam ter sido realizados ao longo do processo.

2. Descrição e justificativa
Geralmente, inicia-se um projeto respondendo à seguinte questão:
Por que o projeto deve ser implementado?
Esse item deve esclarecer que o projeto responde a uma determinada demanda percebida e identificada pela pessoa, comunidade ou entidade que o empreende.
A sugestão é apresentar um diagnóstico que reúna elementos capazes de enfatizar a relevância dessa demanda, tais como: dados sobre a região e a população atendida, suas necessidades sociais, a acessibilidade a atividades culturais, os antecedentes e outros esforços já implementados.
As perguntas abaixo também podem ajudar a elaborar essa etapa:
Qual a importância dessa demanda/questão para a comunidade?
Que benefícios serão alcançados pelo público-alvo do projeto?
Em um projeto de democratização cultural, a demanda geralmente está na baixa incidência de práticas culturais entre a população, o que se mede pela escassez de equipamentos (teatros, cinemas, museus etc.), pela baixa acessibilidade a eles, pela oferta restrita de opções culturais na região, ou, simplesmente, pela falta de conhecimento e informação a respeito das opções ali presentes.

3. Objetivos
Ao se especificar o objetivo de um projeto, deve-se buscar respostas
para as questões: para que? e para quem?
Os objetivos devem ser formulados visando especificar aquilo que se quer atingir a partir da realização do projeto, apresentando soluções para uma demanda ou respondendo a uma oportunidade.
Os objetivos podem ser classificados em dois níveis:
Objetivo geral: corresponde ao produto final pretendido pelo projeto.
Deve expressar o que se quer alcançar no longo prazo, ultrapassando
inclusive o tempo de duração do projeto. O projeto não pode ser visto
como fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar um fim maior.
Objetivos específicos: correspondem às ações que se propõe executar
e aos resultados esperados até o final do projeto.
Um projeto de democratização cultural tem por objetivo, no longo prazo,
a formação de indivíduos - crianças, jovens e/ou adultos - mais aptos para
a vida e para a construção de uma nova realidade. Seus objetivos específicos se concentram na realização das atividades propostas como meio para essa finalidade maior. Alguns exemplos são a realização de uma oficina de artes,
a viabilização do acesso de uma determinada população a um espetáculo
de dança, a capacitação de professores para atuarem como mediadores, entre muitos outros.
Projetos culturais
4. Metas
As metas detalham os objetivos específicos do projeto. Nesse sentido, devem ser concretas, expressando quantidades e qualidades que permitam avaliar, posteriormente, a efetividade do projeto.
Uma meta dimensionada de maneira coerente ajuda a definir os indicadores que permitirão, ao final do projeto, evidenciar o alcance da atuação.
Em um projeto de democratização cultural, as metas podem definir, por exemplo, qual setor da população será atendido, quantas pessoas serão beneficiadas, por quanto tempo cada pessoa estará envolvida nas atividades, com que grau de participação, entre outros.
5. Metodologia
A metodologia de um projeto deve responder basicamente à seguinte questão:
Como o projeto vai alcançar seus objetivos?
Nesse sentido, deve descrever as estratégias e técnicas que serão empregadas.
Em projetos de democratização cultural, várias estratégias podem ser adotadas, dentre elas:
Exibição, circulação, difusão e distribuição cultural: oferecer, facilitar
e qualificar a fruição artística pelo público beneficiado.
Práticas culturais e sensibilização/educação artística: vivenciar o fazer
artístico, seja por meio de oficinas, cursos ou outras atividades
de caráter educativo.
Formação artística e capacitação de mediadores: formação e/ou
profissionalização de futuros artistas, mediadores ou arte-educadores.
Além disso, a metodologia pode descrever de que maneira será a interação com o público beneficiado e como será a gestão do projeto.

6. Cronograma


O desenvolvimento do cronograma deve responder à pergunta: quando?
Todo projeto possui um prazo determinado para acontecer e apresenta algumas ações que se alternam ou se coordenam nesse período. A elaboração do cronograma visa organizar essas atividades em uma seqüência lógica e coerente que permita alcançar os resultados no prazo determinado.

7. Orçamento
A elaboração de um orçamento deve permitir a previsão e o controle dos gastos que o projeto terá. Nessa perspectiva, responde à questão: quanto?
O orçamento deve servir como um resumo financeiro do projeto no qual se indica quanto será gasto para sua realização e como. É uma ferramenta importante na gestão do projeto para o acompanhamento das despesas previstas e realizadas.
Geralmente, agrupam-se os custos em blocos de despesas: material de consumo; administração; equipe; serviços de terceiros; cachês; aluguel de espaço e equipamentos; alimentação e hospedagem; transporte; divulgação; instalações e infra-estrutura, entre outros. Isso facilita a organização e o controle dos gastos.
Projetos culturais

8. Mensuração de resultados


Um projeto coerente é aquele que estabelece indicadores para medir seus resultados. Os indicadores podem ser:

Quantitativos: consolidam números para avaliar o cumprimento das
metas estabelecidas, a exemplo do número de comunidades atendidas,
atividades realizadas, ou público dos espetáculos. Podem ser obtidos por
meio da contabilização do número de pessoas beneficiadas, por exemplo.

Qualitativos: trazem uma análise em profundidade sobre algum aspecto,
como a metodologia empregada, os conteúdos de uma atividade,
entre outros. Tais dados podem ser obtidos por meio de pesquisas
de opinião, entrevistas, questionários de avaliação etc.
Independentemente de serem qualitativos ou quantitativos, os indicadores devem sinalizar se as metas foram atingidas, além de permitir avaliar se a estratégia empregada foi bem sucedida, sinalizando quais pontos podem ser aprimorados.



Fonte: Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural

Programa de Democratização Cultural Votorantim
Mais informações:
contato@institutovotorantim.org.br
www.votorantim.com.br/democratizacaocultural

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